Sabores e Tradições

Sabores e tradição
Com os seus aromas e sabores tradicionais, acompanhada pelos nossos vinhos de castas selecionadas, pelos doces conventuais, pelos queijos e pelo mel, a cozinha Arraiolense e Alentejana é algo que apetece conhecer.
Com qualidade reconhecida e sendo abrangente nas várias vertentes da cozinha Arraiolense e Alentejana a nossa gastronomia é fortemente marcada pela influência Mediterrânica, onde o azeite, o pão e o vinho são ingredientes quase omnipresentes.
Assumindo a sua importância sociocultural e económica, a gastronomia é parte integrante da oferta turística de qualidade que Arraiolos lhe quer dar.
Os pratos de “Porco”, de “Borrego”, de “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “Açordas” e as “Migas” realçam a diversidade da nossa gastronomia, ligada ao mundo rural, preservado, com toda a sua importância cultural, representando um contributo para desenvolver e promover o rico património histórico do nosso concelho e potencializar as nossas capacidades na área do turismo.

 Empada de Arraiolos ®
A“Empada de Arraiolos®” e o uso da marca registada integra no seu propósito o intuito de promover este produto íntegro da gastronomia arraiolense, com relevo para a valorização  das tradições e dos produtos locais no concelho de Arraiolos.
Da “Empada de Arraiolos” ouvimos relatos diversos desde há longos anos, sabemos que na Praça . A Praça Lima e Brito “…quem tinha uma porta aberta ao público para venda de empadas”,  era a D. Maria Joana do Café…

Apreciada e procurada pela sua fama, a “Empada de Arraiolos” merece pois, à semelhança de outros produtos locais de qualidade, a sua valorização nas vertentes históricas, culturais mas sobretudo na perspetiva de contribuir para o desenvolvimento e dinamização da economia local. 

Pasteis de toucinho de Arraiolos
Os pasteis de toucinho são um dos doces típicos de Arraiolos mais apreciados.
Os famosos “Pasteis de Toucinho”, especialidade da doçaria Arraiolense, despertando curiosidade pela inclusão do toucinho na receita, são uma delicia procurada por quem nos visita.

Doçaria do concelho e doces conventuais
A doçaria conventual caracterizada pela utilização de açúcar e gemas de ovos, tem em Arraiolos uma história e uma tradição longínqua.
Outros doces com história e tradição no concelho são os “Nogados” e as  “Cavacas de Vimieiro”.